Solidariedade à justa revolta dos usuários do Metrô!

Retirado de Movimento Passe Livre

5 FEVEREIRO 2014

metro-revolta

Solidariedade à justa revolta dos usuários do Metrô!

Ontem, a população enfrentou uma situação caótica no metrô. Um trem da Linha 3-Vermelha se desenergizou completamente, desativando com isso o sistema de ar condicionado dos vagões, obrigando os passageiros a descer nos trilhos para não passar sufoco. Toda operação da linha Vermelha foi paralisada por mais de 5 horas e também houve panes nas linhas 1-Azul e 4-Amarela. A revolta dos usuários se espalhou por pelo menos 7 estações

A tragédia já estava anunciada. Não por acaso, a falha de energia aconteceu num trem da Frota K – que teve sua manutenção terceirizada para o Consórcio ITTRENS, ligado ao esquema de propinas entre o Governo Estadual e os cartéis metroferroviários. Essa frota já havia registrado quase 700 falhas em um período de 30 dias, além de ter descarrilado na Barra Funda em agosto de 2013. O Sindicato dos Metroviários denuncia a situação da Frota K desde 2011.

Resistindo ao sufoco, ontem os passageiros se revoltaram e tomaram os trilhos. O Governo, ao invés de assumir o problema, responde atacando e criminalizando a população – Juradindir Fernandes, secretário de Alckmin, chama os passageiros de “vândalos” e diz que vai monitorá-los. Ora, se há um “grupo organizado” responsável pelo caos nos trilhos, está claro que é o próprio Governo, aliado aos cartéis da Siemens e Alstom, que LUCRAM com o sufoco dos trabalhadores e passageiros, sucateando e privatizando o serviço.

A pane de ontem não foi um fato isolado. As falhas diárias no metrô e na CPTM provam que o sistema metroferroviário de São Paulo está à beira de um colapso de grandes proporções. Da mesma forma, a revolta dos usuários não começou nem terminará ontem. A força que é sufocada pelo transporte dia após dia, é também a força que pode se organizar e se transformar em revolta, como mostrou a população em junho de 2013.

Chega de sufoco e lucro nos trilhos!
Abaixo à criminalização da justa revolta dos usuários!

05/02/2014

Movimento Passe Livre – São Paulo (MPL-SP)

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta