Hospital Universitário da UFPR: privatizado à força!

Via CEGE USP

Ontem a treta foi grande lá em Curitiba.

Assim como na USP, a burocracia universitária da UFPR aliada com governos, capitalistas e com a PM avança a passos firmes no sucateamento e na privatização do ensino público.

Nicolas Pacheco, estudante, está preso por lutar contra a privatização.

CONTRA A REPRESSÃO!

LIBERTEM NICOLAS PACHECO!

TODA SOLIDARIEDADE AS ESTUDANTES EM LUTA DA UFPR!

[HOJE] ENGATINHAÇO + ASSEMBLEIA GERAL D_S ESTUDANTES

27.08 – ATIVIDADES DE GREVE

2a PASSEATA DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS DA USP – Engatinhaço

7h30min às 9h30min: Concentração e confecção de faixas em frente à Creche Central

9h30min: Passeata rumo à Reitoria

10h às 12h: Piquenique e Oficinas em frente à Nova Reitoria

Evento do Facebook

Descrição do evento: ” Vamos mostrar que a Greve tem impacto sim! Tanto nas Creches como na Escola de Aplicação. Na 1a. Passeata dos Bebês, em 1975, a reivindicação era a abertura das creches e agora queremos a manutenção dos espaços de Educação Infantil na USP.

Link para assinar a Carta Aberta das Famílias das Creche da USP ao Reitor:http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=familias-creche-usp

Video convite: https://vimeo.com/104232149

ASSEMBLEIA GERAL D_S ESTUDANTES DA USP

18h, em frente à Nova Reitoria

Evento do Facebook

Descrição do evento:

“Dia 28/08, às 18h em frente a nova reitoria e caso chover, na FAU, será realizada a próxima assembéia dos estudantes da USP em greve. É urgente fortalecer o movimento contra a ofensiva repressiva da reitoria e do governo, que mandam a polícia para reprimir o movimento e cortam o salário dos trabalhadores grevistas que lutam contra o rebaixamento justamente de seus salários (REAJUSTE!)

Em defesa do direito de greve e contra a política de privatização que avança hoje a passos largos, com a desvinculação do Hostpital Universitário (HU) da USP.
Recentemente foi publicado um e-mail do reitor que declara seus planos para desmontar a universidade pública: Um plano de demissão voluntária de 3000 funcionários, precarização da permanência estudantil desvinculando-a da universidade e passando-a para a getão do Estado, entre outros.
Uma série de bolsas de estudantes já foram cortadas. estagiários não tiveram seus contratos renovados. A situação calamitosa da EACH (USP leste) ainda não foi resolvida e seu campus está cheio de terra contaminada. Não foram aplicadas as cotas na universidade. Estudantes e funcionários carregam centenas de processos por lutar por suas reivindicações.
Motivos para nos mobilizarmos não faltam. Venha para assembléia, discutirmos e decidirmos juntos os rumos da nossa greve!”

Vídeo de chamada à Assembleia: https://www.youtube.com/watch?v=RKFfCUypdAE&feature=youtu.be

[HOJE] Audiência Pública na ALESP e Reunião de Estagiár_s

26.08. – ATIVIDADES DE GREVE

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A REITORIA NA ALESP

13h: Saída de ônibus da USP para a ALESP

Concentração em frente ao MAC.

TERCEIRA REUNIÃO DE ESTAGIÁRI_S DA USP

18h, na Feusp – Saguão do Bloco B (ou C.A. dependendo da chuva)

Evento no Facebook

Descrição do evento: “Com o máximo de estagiárias e estagiários interessades, a princípio temos a intenção de debater as condições da “categoria” estagiário na universidade em sua atual conjuntura. A ideia é mapear e entender melhor quem somos e o que podemos fazer para nos proteger e garantir nossos direitos nesta situação de vulnerabilidade profissional agravada pela crise da USP.
Alguns temas que estão sendo discutidos são:

– Lei do Estágio: específica Federal e da USP
– Nossos direitos, se é que os temos
– Condições de trabalho dentro da USP: remuneração, orientação dentro do estágio, respeito à quantidade de horas, segurança da vaga, condições de renovação de bolsa, etc.
– Possibilidade ou não de greve
– Cortes de bolsas e o estágio como ‘tapa-buraco’ para funcionários em greve
– Como estabelecer uma grande rede de comunicação que dure para além destes encontros.

Estes temas foram levantados nas últimas reuniões, mas, como o grupo está se construindo coletivamente, é imprescindível que todos digam se estão de acordo e se desejam propor outros pontos que ainda não estão listados.

Para que o grupo cresça cada vez mais é importante que convidemos amigas e amigos estagiárixs de toda a USP.”