Sem ilusões com a burocracia; ou “Antropóloga substitui ex-PM na segurança da USP”

A notícia:

“”Indicação demonstra uma mudança política na condução da questão da segurança na universidade”

Por Redação

O  novo reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antônio Zago, nomeou a antropóloga Ana Lúcia Pastore para chefiar a segurança da instituição. Ela vai substituir o oficial reformado da Polícia Militar Luiz de Castro Júnior, cuja indicação, em 2012, provocou queixas por parte da comunidade acadêmica.

Ana Lúcia Pastore é especializada em direitos humanos e integrante do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP. Ela tem mestrado e doutorado em Antropologia Social e coordena o Núcleo de Antropologia do Direito da USP. Sua atuação é voltada à antropologia do Direito e sistemas de justiça. A indicação demonstra uma mudança política na condução da questão da segurança na universidade, tema de discussões entre reitoria, professores e estudantes.

À Superintendência de Segurança compete planejar, implantar e manter todas as atividades de interesse comum relacionadas à segurança patrimonial e pessoal no âmbito da Universidade.”

A real:

Burocrata profissional, a antropóloga e nova chefe de segurança na USP tem cultivado cargos burocráticos há anos. Esteve lá quando o convênio USP-PM foi assinado, quando a PM tentou prender estudantes no estacionamento, quando 73 estudantes foram presos e no ano seguinte quando eles foram processados. Também assinou o manifesto anti-greve e anti-piquete do ano passado. Não existe reitor bonzinho. E não se iludam com a divisão intelectual do trabalho. Ser professor da FFLCH não é sinônimo de ser bonzinho, nem mesmo ser “professora antropóloga da FFLCH”. Na sociedade de controle a primeira coisa que devemos fazer é desconfiar de quem aceita o cargo de chefe de segurança.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.