Fernandão vive! Vive para sempre em nossas resistências!

É com muito pesar e dor no coração que nós, do Rizoma, vimos a público nos manifestar sobre a morte do companheiro Fernando Silva.

É importante ressaltar que o companheiro Fernandão foi assassinado. É importante dar o devido nome ao ocorrido. Foi assassinato, e os assassinos são a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o governado Sérgio Cabral e todas as instâncias que permitem o uso desenfreado de armamentos considerados como “não letais”. (saiba mais em: menosletais.org/). Devido à inalação de gás lacrimogêneo, Fernandão não resistiu às problemáticas respiratórias. Em junho deste ano já havíamos vivenciado a morte de Cleonice, que faleceu em Belém após a inalação do mesmo gás inalado por Fernando e que foi disparado, em ambos os caos, pela Polícia Militar. (1)

É inevitável que nossos pensamentos, ao receber a notícia do falecimento, começassem a girar e a reencontrar todas e todos nossxs companheirxs mortxs em outra batalhas na luta por direitos sociais. Hoje temos um companheiro a menos nas trincheiras. Mas nossa dor sempre, sempre, encontra eco na nossa indignação.

Fernandão construia o Cinema de Guerrilha da Baixada, era mais um que compunha as fileiras dos de abaixo lutando contra o Gigante da repressão, o Gigante da miséria, da fome e da perseguição ao povo preto e pobre da periferia. Era mais um, e como todxs que compõe estas fileiras de resistência: era mais um indispensável. Imprescindível. Necessário. Forte. Guerreiro.

Hoje, mais uma vez, nossa garganta está travada. A dificuldade em encontrar palavras para expressar o ocorrido repete-se mais uma vez. Assim como sobre os crimes de Maio na baixada Santista, assim como a lembrança de Pinheirinho, assim como a lembrança de MC DaLeste e Brad Will. Nossa mente circula por todxs nossxs compas que foram mortxs, exiladxs, refugiadxs.

Mas não será na desistência, na recuada que afogaremos todos nossos sentimentos de dor e angústia. Será indo adiante. Será honrando cada companheira e companheiro que tivemos que perder no caminho da luta. Seguiremos com o que Fernando gostaria que todxs seguissem: em luta!

Não vamos dizer “voltaremos” porque nunca paramos. Manifestamos todo nosso apoio à ocupação que segue em frente à casa do Governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Exigimos uma outra política. Exigimos uma política de abaixo feito pelxs de abaixo.

Nossa total solidariedade e carinho aos familiares e amigxs de Fernandão.

Marichiweu!

(1) http://noticias.terra.com.br/brasil/morre-em-belem-gari-que-inalou-gas-lacrimogeneo-em-protesto,55b30e154df5f310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Em memória a Brad Will: http://www.midiaindependente.org/pt/red/2006/10/363594.shtml

:::::::::::::

Segue informe do Cinema de Guerrilha da Baixada.

FERNANDÃO, PRESENTE!!!

Tristeza Sem Fim: Nossos Sentimentos e TOTAL Solidariedade à Família e
Amig@s do Fernandão: Força e Paz! Fernandão seguirá PRESENTE eternamente
em nossa Luta!

NÃO ESQUECEREMOS!!!

“Morreu ontem em decorrência do uso abusivo de gás lacrimogênio e spray de
pimenta Fernando Silva, ator e cantor, de 34 anos, fundador do Cinema de
Guerrilha da Baixada.

A Globo censurou a razão da morte em sua matéria, mas pode ser conferido
sem dúvida no vídeo do youtube. Ele acreditava que ia se recuperar e brada
que irá voltar para cobrar a saída do Cabral.

É por isso que a frente da casa do Cabral está ocupada há 6 dias e assim
continuará até ele cair. Câmaras municipais estão sendo ocupadas pelo país
e as manifestações se mantém intensas, como pode ser conferido na mídia
ninja.

O direito inalienável do ser humano à expressão de suas idéias está sendo
violentamente cerceado no nosso estado e país. Quem está em casa
certamente não sabe nem saberá o que está acontecendo.

Sobram opiniões e conforto, faltam participação e cidadania..

Segue vídeo:

Segue a matéria: http://oglobo.globo.com/cultura/morre-fernando-silva-um-dos-fundadores-do-cinema-de-guerrilha-da-baixada-9318812

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.