PM na Ufes:três estudantes são detidos durante atividade cultural

FORA PM DA UFES!

Retirado do sítio da ADUFES: http://adufes.org.br/site/comunicacao/noticias/pm-ufes-tr-s-estudantes-s-o-detidos-durante-atividade-cultural

As prisões ocorreram na madrugada desta sexta-feira, 05, no prédio conhecido como Elefante Branco, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

“De que estamos sendo acusados, senhor? De que estamos sendo acusados, senhor?”. O questionamento foi feito várias vezes por um dos estudantes do curso de geografia da Ufes, que foi preso por desacato à autoridade e desobediência, durante uma ação da polícia militar na universidade. A ação foi realizada na madrugada desta sexta-feira (5), no Campus de Goiabeiras, Vitória (ES).

Os policiais militares arrastaram os três estudantes para uma viatura sem dar qualquer justificativa. Os universitários estavam saindo de uma atividade cultural promovida pelo Centro Acadêmico (CA) do curso de geografia da Ufes, Geo Dub, que acontece semanalmente no campus, após as aulas.

O grupo de estudantes buscou incessantemente dialogar com os policias sobre os motivos das prisões, mas os militares diziam que as perguntas seriam respondidas apenas na delegacia. Os militares afirmavam apenas que tinham sido chamados pela própria Ufes e estavam ali para manter a segurança e a ordem no campus.

De acordo com a professora do departamento de geografia, Gisele Girardi, esse foi um ataque à universidade. “Toda semana os alunos organizam uma atividade de confraternização, com apresentação de vídeos, leituras de textos e música, após às 22 horas. Esse tipo de ação administração da Ufes minimiza o papel da universidade como lócus de cultura”, lamentou a professora.

Detenção. Os três estudantes foram detidos – um acusado de pichação e os outros dois por desacato à autoridade e desobediência -, foram levados para Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, onde foi lavrado Termo Circunstanciado. Os jovens prestaram esclarecimentos e foram liberados por volta das 3 horas da manhã. Eles responderão em liberdade ao processo criminal.

O representante do Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE), Vitor Cezar Noronha, condenou a ação. “Os estudantes foram algemados, arrastados e detidos como criminosos, o que não o são. O DCE exige um posicionamento da reitoria sobre a política de segurança da Ufes”, destacou Vitor.

Acusação de pichação. Na manhã desta sexta-feira, o capitão André Moreira Lopes, comandante da 4ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, informou que os estudantes foram presos em flagrante. Um deles estaria pichando muros de um dos prédios, o que caracterizaria como depredação do patrimônio público.

Informou também que a PM foi acionada por guardas patrimoniais da Ufes que delegaram a ação de exercer o procedimento administrativo da universidade à polícia militar.

Criminalização. Há cerca de 20 dias, estudantes do movimento pela luta da moradia estudantil das Ufes, que estavam acampados no prédio Elefante Branco, no CCHN, também foram presos por policiais militares. Segundo integrante do grupo, Rafael Carvalho Lages, os seguranças estavam encapuzados e portavam armas de fogo, facas e canivetes.

“Eles exigiram que deixássemos o espaço e em seguida retiraram as barracas, levando os nossos pertences, inclusive nossos documentos. Não tivemos tempo pra reagir, foi tudo muito rápido”, relatou Rafael, estudante do curso de Educação Física.

Segundo ele, enquanto os estudantes eram agredidos, os seguranças ameaçaram os jovens dizendo “se abrir a boca vamos mostrar como a universidade funciona”.

Reunião. Ainda na tarde de hoje, por volta das 17 horas, acontecerá no prédio da administração central da Ufes, uma reunião com o reitor e os representantes do comunidade acadêmica (Adufes, Sintufes e DCE). Será solicitado ao reitor esclarecimentos sobre a política de segurança da universidade.

[accessibleyoutube id=”Ha9kY55NxOY” width=480 height=320]

Clique aqui e assista ao vídeo da ação realizada na Ufes.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.