RESISTIR NA OCUPAÇÃO: Por que manter a força estudantil na Reitoria da UFPR.

Tirado de http://quebrandomuros.wordpress.com/2012/07/11/resistir-na-ocupacao-por-que-manter-a-forca-estudantil-na-reitoria-da-ufpr/

Como já colocado neste espaço, o Coletivo Quebrando Muros compõe e apoia a ocupação de estudantes na Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Esta ocupação, ao contrário do que vem sendo pautado em uma parte da imprensa e nos posicionamentos oficiais da Reitoria, não ocorre meramente como uma “radicalização vazia” nem sequer constitui ato de “vandalismo”, como vem sendo exposto. Cabe lembrar o histórico do movimento: desde o início das negociações, a Reitoria tem-se mostrado bastante intransigente e, ao contrário do que tem dito, não apresentou uma disposição favorável ao diálogo com os estudantes, apresentando às pautas apenas respostas vagas e sem prazo concreto para efetivação.

Não é demais relembrar, também, o modo como se deu o movimento de greve estudantil do ano passado, no qual os estudantes saíram com conquistas históricas: RUs abertos aos domingos e nos cafés-da-manhã, aumento no valor de bolsas em 20%, ampliação do número de livros para empréstimo na biblioteca para 5 por aluno, entre outros. Estas conquistas não vieram do “compromisso” ou “excelência” dos nossos diretores acadêmicos, pois nada nos será concedido meramente pela boa vontade destes. Vieram, senão, através da organização e ação direta do movimento estudantil, que através de sua luta e organização autônomas, é capaz de obter as conquistas através de sua própria força. Neste sentido, cabe retomar os instrumentos de luta utilizados pelos estudantes neste processo: foi somente com a ocupação da Reitoria, que foi possível pressionar a Administração da Universidade em ceder e garantir nossas pautas. Portanto, consideramos legítimo o uso desse instrumento novamente na greve deste ano, levando em consideração que até o presente momento não houve proposta concreta da Reitoria, apenas enrolação.

Entretanto, desde que a Assembleia Geral dos Estudantes deliberou pela ocupação, a Reitoria optou por romper com a mesa de negociação em curso e retaliar sistematicamente todo o corpo de alunos da Universidade. Entendemos gestos tais quais: não-pagamento de bolsas, veto ao uso de ônibus para ida a eventos e congressos, e cancelamento das sessões do Conselho Universitário, como um ataque direto ao movimento, na tentativa de criar tensões internas entre o corpo discente para desmobilizá-lo. É importante frisar, porém, que quem rompeu com as negociações foi a Reitoria, e não os estudantes. Além disso, é responsabilidade da Reitoria garantir o devido funcionamento dos serviços interrompidos, o que é perfeitamente possível, como feito, por exemplo, em 2007, quando a Reitoria realizou uma sessão do Conselho na maternidade do HC, devido a uma ocupação em curso no mesmo período. Consideramos curioso, portanto, que a Reitoria agora venha dizer que não é possível realizar sessões do Conselho sem ter a sala disponível. Não é de hoje que a Reitoria tem feito isto: em 2009, houve liberação de verba emergencial para comprar comida a ser enviada para as casas de estudantes, por conta do fechamento do RU devido à gripe suína. Porém, no movimento de greve atual, a Reitoria coloca a culpa pela falta de alimentação dos estudantes na greve dos técnicos. Perguntamos à Reitoria: por que tinha verba em 2009 para garantir a alimentação mesmo com o RU fechado, e agora na greve de 2012 não tem? Ou seria mais uma tática para desmobilizar as categorias, jogando-as umas contra as outras?

Neste sentido, acreditamos que nosso movimento não deve ceder às pressões da Reitoria. Não deve aceitar seus argumentos e seu jogo de desmobilização e retaliação. Nosso movimento deve ser forte e resistir na luta e na ocupação, sem retroceder em suas conquistas e seus avanços. Nós, estudantes, só seremos capazes de avançar e conquistar vitórias se nos mantermos firmes e unidos, se tivermos força para lutar, e para isto já sabemos o que tem se mostrado como o instrumento adequado.

OCUPAR É RESISTIR! NÃO À BUROCRACIA DA REITORIA! A LUTA CONTINUA!

Imagem

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.