[Comunicado Zapatista] Pronunciamento pela Liberdade dos presos políticos no Brasil, do México

Comunicado Zapatista: Recebemos por e-mail essa carta vinda diretamente do Grupo de Trabajo NO Estamos Todxs- *Espacio de Lucha contra el Olvido y la Represión* de la Red Contra la Represión y por la Solidaridad (Grupo de Trabalho NÃO Estamos Todos – Espaço de Luta contra o Esquecimento e a Repressão, da Rede Contra a Repressão e pela Solidariedade), e colocamos aqui uma tradução nossa e mais abaixo o original.

Agradecemos a solidariedade dos companheiros de Chiapas e repassamos a mensagem.

Pronunciamento pela Liberdade dos presos políticos no Brasil, do México

*Aos Meios Livres do mundo.*

*Aos movimentos sociais no Brasil.*

*À Sexta nacional e internacional.*

*A todx aquelx que tenha o coração humilde e a conciência abaixo e à esquerda.*

México, julho, 2014: Do Grupo de Trabalho Não Estamos Todxs, coletivo de apoio a presxs políticxs, e do Espaço de Luta contra o Esquecimento e a Repressão (ELCOR), aderentes à Sexta Declaração da Selva Lacandona do EZLN e integrantes da Rede Contra a Repressão e pela Solidariedade, queremos nos solidarizar com os presos políticos, detidos arbitrariamente durante as manifestações legítimas em torno da COPA.

Das nossas geografias temos tratado de seguir a situação no Brasil no que diz respeito ao aumento de manifestações desde o histórico junho do ano passado, 2013. Temos observado como o governo brasileiro, e seus aparatos repressivos, e sobretudo a Polícia Militar, tem reprimido os jovens manifestantes, chegando a níveis absurdos de violência. Neste dia 23 de junho, na cidade de São Paulo, dois manifestantes foram detidos, e agora estão enfrentando acusações forjadas por sua suposta participação nas ações de sabotagem durante as manifestações. Se trata do preso político *Fabio Hideki Harano *e do preso político *Rafael Marques Lusvarghi. *

Muito distantes das acusações do Estado brasileiro, *Fabio* e *Rafael *são ativistas que defendem os direitos humanos, e têm sido parte do amplo movimento “Não vai ter Copa”, que chamou a atenção pública e internacional aos descalabros cometidos pela FIFA e o governo do Brasil por conta da realização da COPA. As 250000 pessoas que perderam suas casas, as 10 pessoas que morreram durante a construção dos estádios, o dinheiro público usado para uma grande festa “dos poucos”, enquanto *os muitos* precisam de casa, terra, saúde e educação são partes dessa dolorosa realidade.

Mandamos nossos mais profundos sentimentos de solidariedade e *nossos gritos de exigência de liberdade incondicional *para *Fabio* e *Rafael,*e também para *Rafael Braga Vieira, *detido em 20 de junho do ano passado durante os enormes protestos no Rio de Janeiro. *Rafael* foi condenado a 5 anos por supostamente participar de ações de sabotagem durante uma passeata da qual ele não participou. Seu único delito real era viver nas ruas e ter uma pele morena. Isso bastou para ser condenado pelo sistema penitenciário racista e discriminatório do Brasil.

Também exigimos que se retirem de imediato as acusações e a criminalização dos e das jovens do Movimento Passe Livre. Nos solidarizamos plenamente com sua luta justa e Raiva Digna contra o sistema que nos explora, que nos despoja, que nos deprecia e que nos reprime e compartilhamos suas esperanças em construir a partir de abaixo e à esquerda um mundo melhor para todxs.

*Liberdade imediata para Fabio Hideki Harano! Liberdade imediata para Rafael Marques Lusvarghi!*

*Liberdade imediata para **Rafael Braga Vieira!*

*Abaixo os muros das prisões!*

 

Grupo de Trabalho NÃO Estamos Todxs: *http://noestamostodxs.noblogs.org*

*Espaço de Luta contra o Esquecimento e a Repressão* da Rede Contra a Repressão e pela Solidariedade
*Chiapas, México*
*Contra o Esquecimento a Memória! Contra a Repressão a Solidariedade! Espaço de Luta Contra o Esquecimento e a Repressão (ELCOR)*

 

FONTE: http://liberdadeparahideki.org/comunicado-zapatista-pronunciamento-pela-liberdade-dos-presos-politicos-brasil-mexico/

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.