A REVOLTA DOS GARIS: Uma vitória de lavar a alma e limpar nossas vias políticas!

A construção autônoma da luta dos garis permitiu sua vitória sobre o Estado, a polícia, a mídia burguesa e o sindicato pelego.

Depois de 8 dias de paralisação, os garis do Rio de Janeiro encerram uma greve marcante para o atual estágio de nossa democracia. De forma corajosa os garis desafiaram as estruturas poderosas do Estado, de um Sindicato Pelego e uma Midia Corporativa pra lutar por seus direitos primordiais, e acima de tudo provar que a luta popular legitima tem a força necessária pra vencer o medo e conquistar um amplo apoio social para impulsionar grandes conquistas.

De forma autônoma a categoria construiu um processo de baixo pra cima, sem acordos a portas fechadas e patrulhamento sindical e partidário, mas nem por isso menos preparada para o caminho tortuoso das negociações trabalhistas. A maturidade política e capacidade de resistência dos garis foram fundamentais para que o processo tivesse uma condução e desfecho tão vitoriosos.

Desde a escolha do momento de iniciar a greve, até a capacidade de não se intimidar com demissões e perseguições politicas, e ainda colocar em xeque um Sindicato onde dirigentes com pele de cordeiro sentam a anos com os lobos para negociar os ovos do galinheiro, o movimento dos Garis manteve uma posição firme, e em atos e assembléias diárias ocupou as ruas e conduziu as negociações com a retidão e compromisso necessários para defender seus desejos.

Numa democracia ainda frágil e numa sociedade desigual e com raízes profundamente autoritárias e racistas, um movimento originalmente popular passa por cima de todos os obstáculos e volta para a casa e para o trabalho com a cabeça erguida.

Mais importante do que o aumento salarial, o reconhecimento das horas extras e o reajuste do ticket alimentação, os Garis conseguiram apresentar uma narrativa empolgante de luta por direitos em um momento onde forças conservadoras trabalham diuturnamente para criminalizar os movimentos.

Sim, os garis são os responsáveis por limpar as ruas, e mais do que retirar o lixo, foram capazes nesta última semana, de construir um ambiente muito fértil para que a ruas possam ser acima de tudo o lugar onde do povo está.

Salve a Revolta dos Garis e tudo que ela representa!

Só a luta (autônoma) muda a vida!

Por: Mídia NINJA

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.