Movimento Estudantil – Lutas na UNIFESP e UFMG!

UFMG:

A ocupação que teve início no dia 25 de junho, terça-feira, teve como estopim a presença das forças armadas dentro do campus, além das paralisações autoritárias nas atividades da universidade que ocorreram nos dias dos jogos da Copa das Confederações. O movimento acabou caminhando para uma série de reflexões referentes à lógica privativista de utilização do espaço público e sobre a democratização da universidade, uma pauta com uma reivindicação muito clara, que diz respeito a maior participação da comunidade acadêmica nos processos decisórios.

O movimento se desenvolve de maneira autonôma e horizontal. Segue aqui a carta aberta dxs ocupantes da reitoria:

https://www.dropbox.com/s/uz519ebqbgnplnx/1a%20CARTA%20ABERTA%20OCUPA%20REITORIA%20UFMG%20b.pdf

FORA MILICOS DO CAMPUS!
DEMOCRATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES JÁ!
TODO APOIO A_S COMPANHEIRXS DA UFMG!

Unifesp em luta!

Duas salas da UNIFESP-Guarulhos já se encontram ocupadas, o indicativo e clima de greve já se coloca presente. Recém saídxs de uma intensa batalha contra a precarização do campus e a repressão policial, xs estudantes da EFLCH enfrentam um inimigo que já vem se aproximando a um tempo: a possibilidade de transferência do campus da periferia (bairro Pimentas, Guarulhos) para o centro de São Paulo. A proposta, que já é escandalosa por si só, se mostra mais monstruosa diante do contrato de 15 milhões com o grupo Torricelli-Anhanguera. E, obviamente, como não é de se espantar, a decisão foi tomada de forma totalmente autoritária pela burocracia universitária sem a menor consulta à comunidade unifespiana.
Racista, elitista, fascista! Muitos são adjetivos que caracterizam a proposta da reitoria. A lógica burguesa de afastar os serviços da periferia e concentrá-los no centro não pode ser encarada com naturalidade, principalmente sendo o campus de Guarulhos um dos que contam com a maior quantidade de estudantes oriundxs do ensino público, de origem humilde. É uma luta, acima de tudo, por dignidade! Apoiamos veemente a luta dxs compas da Unifesp!

– NÃO À TRANSFERÊNCIA DO CAMPUS DA UNIFESP-GUARULHOS!
– MAIOR PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA NAS DECISÕES!
– CHEGA DE ENRIQUECER AINDA MAIS A CÚPULA DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!

Para mais informações: http://unifespemluta.wordpress.com/

image1

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta