Leia notícia completa retirada de “Anarquista.net”: http://www.anarquista.net/31-05-2013-sexta-feira-sangrenta-na-turquia/
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Ontem foi o cenário para o estado sem precedentes e violência policial contra a população da Turquia. Tudo começou em Gezi Parki, em frente a um shopping, como uma simples passeata, conhecido como o único espaço verde deixada no centro de Istambul, finalmente se transformou em algo muito maior.
“Tudo começou com centenas de manifestantes pacíficos que resistiam à demolição do Parque Gezi, um dos poucos espaços verdes deixados no centro de Istambul. Há planos para substituí-lo por outro shopping-center. A resposta desproporcional da polícia aos protestos pacíficos em Gezi provocou uma revolta em todo o país em questão de dias. O que temos assistido desde as primeiras horas de 30 de Maio não é apenas uma exibição da vontade coletiva dos moradores de Istambul reivindicando seu direito à cidade, mas também uma rebelião generalizada contra o autoritarismo do governo conservador islâmico neo-liberal da Turquia.
Centenas de milhares de pessoas de todas as idades e matizes políticos se uniram em torno de slogans como “ombro a ombro contra o fascismo”, e pedindo a renúncia do primeiro-ministro Tayyip Erdoğan. Os protestos se espalharam a partir de Istambul para Ancara, Izmir, Adana, Eskişehir, Samsun, Konya e Mersin entre outras cidades, apesardos ataques brutais e implacáveis pela polícia. Desde o início dos protestos, a polícia turca usou canhões de água e gás lacrimogêneo contra os manifestantes. As ruas de Istambul e outras cidades tornaram-se campos de batalha, centenas de pessoas foram hospitalizadas e várias mortes não confirmadas foram relatadas.
Com essa onda sem precedentes de protestos espalhados pela Turquia, houve um apagão no noticiário oficial através dos meios de comunicação. A censura dos meios de comunicação turcos aumentou acentuadamente nos últimos anos. Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, em seu relatório de 2012, a Turquia tornou-se “a maior prisão do mundo para os jornalistas.” Os manifestantes têm-se mobilizado, no entanto, principalmente através da mídia social.”
Ontem(31-05-2013) foi sexta-feira sangrenta na Turquia. Veja um resumo do dia, em fotos.
.
É iniciado como um protesto pacífico. As pessoas montaram tendas, cantaram e realizaram leituras de livros REALIZADA NO PARQUE para manter tratores.
A VIOLÊNCIA só iria aumentar.
Polícia começou a disparar granadas de gás lacrimogêneo, canhões de água e balas de borracha, diretamente dirigidos às pessoas.
O QUE COMEÇOU NA MANHÃ …
… Acabou parecendo NOITE.
ESTE HOMEM É supostamente morto por um jato de água super forte!
GRANADAS de gás foram lançadas
SALA DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL FOI intoxicada.
Centenas de pessoas foram hospitalizadas com com danos cerebrais.
Esta mulher morreu após uma granada de gás bater em sua cabeça.
Há relatos de pessoas que perderam a visão ao serem atingidas por granadas de gás ou canhões de água.
Gás tóxico que levou a morte deste homem!
Houve relatos de que a polícia iria conduzir a multidão, mas por emboscada, a polícia estava esperando para detê-los e levá-los a Secretaria ANTI-TERRORISMO.
PRIMEIRAS HORAS DE Sábado de manhã. 40.000 pessoas estão marchando na ponte para Taskim para se juntar à resistência contra um governo opressor.
“A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA!”