Nota de apoio à greve na UNIFESP!

Na assembleia do dia 24/03 as/os estudantes da Unifesp do campi de Guarulhos, a EFLCH-Unifesp, aprovaram greve em defesa da permanência estudantil. A pauta prioritária é o retorno da linha do fretado Ponte Orca, que era responsável pelo transporte do metrô Carrão à universidade, com garantia de Passe Livre a ele.

A linha foi cortada no início de 2015 com “justificativa” da reitoria como fim de contrato com a EMTU e “sem possibilidade” de renovação, a mesma linha foi pauta e conquista do movimento estudantil de 2012 e consistia em uma importante política de permanência que possibilitava o transporte à EFLCH. A dificuldade do transporte é um problema constante para as/os estudantes da Unifesp, além dessa linha, em dezembro de 2014 foi também cortada a linha entre a Armênia e o Campus. A reitoria tentou deslegitimar o movimento estudantil afirmando que os transportes fretados são desnecessários e privilégios, assim, corta essas linhas e agora em 2015 quem dependia dessas linhas para chegar à universidade enfrenta uma série de dificuldades de locomoção e prejuízos na manutenção do curso com o aumento de gastos financeiros e tempo com transportes.

Além disso, também foi reivindicado reajuste dos auxílios, vinculando-os ao critério socioeconômico, aumento na moradia estudantil e a instalação de uma creche na campus. As/os estudantes também cobram a entrega do prédio permanente do bairro dos Pimentas, aonde todos os cursos que atualmente estão no campus provisório da EFLCH devem ser realocados.

Todo apoio e solidariedade aos/às estudantes da Unifesp! Transporte não é privilégio, transporte é permanência estudantil!

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.