[Informe] CALC consegue revogação da multa cobrada pela direção da ECA/USP

Segue informe do Centro Acadêmico Lupe Cotrim ECA/USP:

VITÓRIA DOS ESTUDANTES E DA QIB
Conquistamos a revogação!

Diante da mobilização dos estudantes pelo “REVOGA JÁ!”, conquistamos a revogação dos R$1790,00 cobrados indevidamente do CALC pela diretoria da ECA.

A cobrança foi feita depois que a diretoria da ECA “propôs” ao CALC que não fossem mais realizadas as QiBs. Motivo: problemas de segurança – causados, segundo a diretoria, por aqueles frequentadores da QiB que não têm “perfil de estudante”, ou seja, a comunidade do entorno da USP, em sua maioria das vezes negra e pobre.

Essa cobrança é só a ponta do iceberg: é reflexo de um projeto de universidade dos governos, aplicado pelas diretorias e reitoria, para que a USP seja cada vez mais fechada, elitizada e privatizada. O problema de segurança na universidade, que é um problema sério que deve ser discutido, foi utilizado pela diretoria para acabar com a QiB e, assim, seguir aprofundando seu projeto.

A cobrança é uma forma de criminalizar a entidade e responsabilizá-la por um problema que cabe ser resolvido pelas diretorias e reitoria, e não pelos estudantes. A falta de segurança não é um problema só da QiB, mas de toda a USP. Furtos, assaltos e até mesmo estupros acontecem em todo o campus, em todas as festas, pontos de ônibus, etc, justamente pela pouca circulação de pessoas e linhas de ônibus, pouca iluminação e pela reitoria não ter uma política adequada para segurança da comunidade universitária – suas opções são: PPUSP, que mais zela pelo patrimônio do que pelas pessoas, e Polícia Militar, um aparato repressivo, resquício da ditadura militar.

Precisamos de um plano alternativo de segurança! A responsabilidade não é do CALC e a culpa não é da QiB!

A nossa festa vai na contramão desse projeto de universidade, pois, além de financiar nossa entidade e garantir nossa independência financeira, é um espaço de confraternização e lazer não só para os estudantes da USP, como também para a comunidade externa.

A REVOGAÇÃO
No documento em anexo a diretoria se diz ser aberta ao diálogo e ouvir os estudantes. Mas a congregação do dia 23, relatada pela representante discente Marcela Carbone, nos provou o contrário. Ao terem sido colocadas nossas reivindicações (revogação da cobrança e plenária das 3 categorias para debater segurança), a diretoria foi completamente intransigente e firme na sua posição de nos responsabilizar e não revogar a cobrança.

Diante da ausência de diálogo por parte da diretoria, a campanha REVOGA JÁ! foi votada democraticamente na Assembleia dos Estudantes da ECA do dia 23/04 e, a partir de então, com crafts, panfletos, denúncias no facebook e a possiblidade de trancaço no prédio central pelos estudantes, a diretoria, pressionada, não viu outra alternativa senão ceder e revogar a cobrança. E também se dispôs a convocar uma plenária das três categorias para debater um plano alternativo de segurança.

E mais uma vez, a vitória só foi possível com a organização coletiva dos estudantes. Essa revogação é fruto da nossa organização e luta. É mérito dos estudantes e temos que no orgulhar disso.

NÃO VAMOS PARAR POR AQUI
A assembleia também deliberou:
A construção de um seminário dos estudantes sobre segurança, a fim de elaborarmos coletivamente um plano alternativo de segurança, que reflita as demandas da comunidade universitária;

E MAIS! Ainda essa semana, será distribuído um Jornal Especial da QiB, aprofundando todos esses debates.

Que a Lupe esteja com você. Beijos.
Centro Acadêmico Lupe Cotrim

calc-qib-2014-imagem1

calc-qib-2014-imagem2

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.