49 estudantes expulsos da moradia estudantil por baixo rendimento academico – DIREÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA OCUPADA

Carta à comunidade acadêmica


A moradia estudantil da UNESP/FEIS encontra-se em situação muito delicada. A direção da nossa faculdade expulsou, sem discutir com os estudantes, 49 pessoas dessa moradia. Eles justificam essa “decisão” por conta do critério de meritocracia (70% de aprovação) que esses moradores devem ter.
Acontece que a maioria desses moradores são pessoas que vieram de escola pública e com muito esforço conseguiram passar pelo vestibular. E sabemos que a atual educação publica brasileira não forma estudantes minimamente preparados para cursar o ensino superior, além disso, esse rendimento acadêmico fica mais comprometido quando além de estudar (muitas vezes em período integral), esses alunos precisam também trabalhar, dificultando inclusive o acesso à pesquisa.
Para piorar ainda mais a situação, a análise para essa exclusão apontou o fato de estudantes, já formados em alguma graduação, não poderem residir na moradia o que é um argumento já superado até mesmo pela reitoria, uma vez que com a greve dos 3 setores (estudantes, servidores e docentes) do ano passado – 2013 – , conseguimos, para esse ano, a reformulação dos critérios para a contemplação de bolsas de permanência estudantil, discussão que só passa despercebida por nosso diretor quando o favorece, pois o outro critério utilizado para essa expulsão foi uma das orientações da COPE – Coordenadoria de Permanência Estudantil, criada por conta da greve aqui apresentada, que coloca como renda máxima para o estudante ter direito ao auxílio, o valor máximo de 1,5 salário mínimo de renda per capita, considerado por essa unidade, a renda bruta (inadmissível, uma vez que há descontos salariais).

DE PERMANÊNCIA NÃO ABRO MÃO, SE PRECISAR A GENTE OCUPA A DIREÇÃO!!!

Retirado de UNESP

Na página do facebook da Unesp de Ilha Solteira já consta que houve corte na internet do campus central depois da ocupação.

Todo apoio à luta das/os companheiras/os da UNESP por permanência estudantil!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.