[Amanhã] Encontro dos Movimentos Sociais Sobre a USP LESTE

Via Escola de Cidadania ZL

QUANDO:

Sexta-feira (04/04)

LOCAL:

Salão da Igreja São Francisco

Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo.

HORÁRIO:

19h30

Às vésperas da comemoração dos dez anos de fundação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a conhecida USP Leste enfrenta o maior problema de sua história. Fruto de uma longa história de luta por uma universidade pública na região leste da cidade de São Paulo, a EACH representa uma grande vitória dos movimentos sociais.
Para conhecermos melhor os fatos e envolver melhor a comunidade na busca de soluções a ZONA LESTE, participe, convide amigos, compartilhe.
Faça sua parte, não deixe a zona leste perder esta conquista!

Chamado do Comitê de Luta Eachiano:

Convidamos todas as Entidades, Movimentos, Lideranças, Parlamentares, Direção da USP, Estudantes, Professores e todas as Pessoas interessadas numa solução urgente.

 Às vésperas da comemoração dos dez anos de fundação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a conhecida USP Leste enfrenta o maior problema de sua história. Fruto de uma longa história de luta por uma universidade pública na região leste da cidade de São Paulo, a EACH representa uma grande vitória dos movimentos sociais.
Diante da grave situação ambiental amplamente divulgada pela mídia, achamos por bem manifestar publicamente as considerações dos movimentos sociais que participaram da formulação do projeto da USP Leste e que continuam lutando pela ampliação das universidades públicas na Zona Leste.

Reconhecemos que a movimentação de terras contaminadas de origem desconhecida em área de preservação ambiental, realizada pela direção da EACH, deve ser tratada como crime ambiental e defendemos que sejam tomadas as devidas providências para resolução dos problemas, bem como a responsabilização dos envolvidos.
Defendemos também que sejam feitas as adequações estruturais que viabilizem o monitoramento e tratamento dos gases presentes no subsolo do campus Leste da Universidade de São Paulo, garantindo a segurança dos frequentadores.

Conclamamos, dessa forma, que a administração da Universidade e o Governo do Estado de São Paulo apressem uma solução para que a ZONA LESTE continue com o CAMPUS USP-LESTE. Manifestamos, porém, a nossa preocupação com a possibilidade de perdemos o projeto de universidade pública desenhado com a participação dos movimentos sociais da zona leste. Nesse sentido, defendemos o retorno imediato das atividades acadêmicas e que seja elaborado um plano de trabalho com participação de estudantes, funcionários, docentes e comunidade, visando à resolução dos problemas a curto, médio e longo prazo. Consideramos fundamental envolver os atores históricos dessa luta no processo de resolução do problema, visto que, a EACH é uma conquista da Zona Leste, e a sua existência influencia na vida da região.

A Zona Leste compreende 43% da população da Cidade mais rica do Brasil; 10% do Estado mais rico do Brasil; ou seja, são 40 Cidades de 100 mil habitantes; 12 SubPrefeituras; 21 Distritos. É uma região marcada por profundas exclusões e milhares de famílias vivem em sórdidas favelas, milhares de crianças SEM CRECHE. Mais da metade da Juventude está fora da escola, fora das políticas públicas de cultura, saúde, emprego, trabalho, lazer, etc.

Não estamos de braços cruzados. Vamos lutar para que a USP-LESTE continue sendo uma grande vitória para toda população da Zona Leste, da Cidade de São Paulo e Brasil!

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.