[Amanhã] Cine Clube Aquário

QUANDO:

Quinta-feira (03/04)

LOCAL:

Espaço Aquário (no vão da Hist/Geo)

HORÁRIO:

17H00

EVENTO

1975182_735629113135157_887495211_n

Texto do Evento:

Cine Clube – Semana da resistência “50 Anos de ditadura”

Em parceria com o centro acadêmico de história o cine clube participara da semana de resistência em memória aos 50 anos de ditadura. Para relembrar um dos períodos mais sombrios da nossa história, selecionamos (através de votação no grupo da FFLCH) o filme “Quase dois Irmãos” um filme brasileiro de 2004, dirigido por Lúcia Murat.

O longa de 102 minutos narra a história de Miguel e Jorge, dois amigos de origens diferentes, que se conhecem nos anos 50 e que tem seus destinos unidos em diversos momentos de suas vidas. A história dos dois começa com seus pais que eram amigos, o de Jorge um compositor de samba, o de Miguel um apaixonado pela cultura negra.

Miguel torna-se senador da republica que tem um projeto social nas favelas cariocas e reencontra seu amigo de infância, Jorge, que se tornou um poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para aplicar o seu projeto. Suas vidas se reencontram novamente nos anos 70 na prisão de Ilha Grande, onde os presos comuns eram tratados junto aos presos políticos. O filme mostra as diferenças raciais evidentes dentro das cadeias, enquanto a maior parte dos prisioneiros brancos estava ali por motivos políticos, a maioria dos prisioneiros comuns eram negros e haviam sido condenados por crimes comuns.

Ganhador de prêmios importantes como Melhor Filme, direção e ator no Festival do Rio e Melhor trilha sonora e edição no Festival de Havana, em 2004. No Festival de Cinema de Mar Del Plata, em 2005 levou a categoria de Melhor Filme Ibero Americano, e através de júri popular o premio de Melhor filme. No ano seguinte, no mesmo sistema de votação ficou com o titulo de Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.