Início: 18h30
Término: 21h00
A mesa foi mantida conforme aprovada pelo Comando de Greve (DCE, AMORCRUSP, Núcleo de Consciência Negra, Fórum dos Processados e EACH)
Informes:
Gabriel sobre o fórum das 6: Ato na praça da sé rolou, embora tenha sido meio esvaziado; ato terça-feira que vem (24/06) às 14h na ALESP.
Letícia- EACH: não vai haver matricula de matéria pelo júpiter, pois não tem local para ter aula; uma matéria fictícia será colocada para alunos, principalmente os bolsistas, terem os creditos; 30 de junho ato da EACH às 14h na Paulista.
Marcela- ECA: só o curso de artes plásticas saiu da greve; quarta-feira que vem irão ocorrer diversas atividades durante o dia na ECA.
Pedro- Direito: o setor mais forte na greve são os funcionários; professores e estuantes seguem com baixa mobilização.
Odete- Letras: informe sobre a realização do ato em apoio aos metroviários demitidos de terça-feira (17/06) na paulista.
Franciel: Frente “Se não tiver direitos não vai ter copa” se incorpora no ato do MPL do dia 19/06, e marca ato “Não vai ter Copa” na segunda 23/06 às 15h na Praça dos Ciclistas.
Lari- Geo: incorporação do curso no ato por cotas no dia 24; o curso não vai compor o CCA marcado pelo DCE, pois na assembleia geral do dia 10/06 foi deliberado que não vão ocorrer CCA’s durante a greve; curso aprovou panfletagem em cursinhos populares sobre o ato do dia 24.
Psico: continua em greve (embora última assembleia tenha sido esvaziada); professores atrapalham principalmente a participação dos calouros na greve cobrando trabalhos; vão se incorporar ao calendário geral; vão realizar uma assembleia dos 3 setores da psico, onde vão discutir reforma curricular (tema pautado pelos estudantes).
Gabi- Letras: curso não tinha quórum para realizar assembleia, e decidiram trazer a questão sobre a revotação dos delegados para a assembleia geral [?]; discutir a valorização e retomada de seus espaços estudantis.
Fábio- Metroviários: 42 demitidos (Fábio é um deles); greve foi declarada ilegal; saíram da greve mas pretendem centrar esforços na questão dos demitidos; precisam do apoio da população para seguirem fortes na luta; pretendem fazer um ato no show dos dias 9 e 10 de julho.
Leila- Letras: convidou a todos para uma discussão da Juventude às Ruas sobre a greve no metro, nesta sexta às 18h no vão da história/geografia.
Gui- Sociais: a greve e o piquete se mantém; tiveram uma assembleia vazia e decidiram revotar os delegados; vão fazer uma plenária dos 3 setores do curso.
Camilo- História: informou sobre o fórum das 6, que não conseguiu fazer negociação principalmente devido as intransigências do reitor da USP, devido aos atos que vem ocorrendo; CCE esta de greve; vai ocorrer um ato no dia 24/06 às 14h na ALESP onde estará sendo discutido a Lei de Diretriz Orçamentária.
Andreza- NCN: ato por cotas na terça (24/06) às 17h no MASP.
Adriano- CRUSP: revotou delegados em sua última assembleia; elegeu representante para compor a mesa e para comissão de negociação; vão se incorporar no calendário geral.
Murilo- PUC: falou sobre as torturas físicas e psicológicas que sofreu na SSP; PM pegou seu celular e ficou perguntando quem eram os contatos, se pertenciam a alguma organização, como eram; é acusado de violação de domicílio (o prédio da SSP) e resistência a prisão; entrou com processo para punição dos torturadores e por arquivamento de seus processos; na página da ANEL tem uma moção contra o acontecimento que pode ser assinada por entidades.
Uirá- Filosofia: greve e piquete se mantém, delegados foram revotados na última assembleia de curso; convidou Zago para uma discussão sobre a EACH no espaço verde; informe que a congregação da FFLCH se posicionou favorável às negociações mesmo com a existência de piquetes.
Amanda- informe sobre o comando de greve: pediu para cada grupo que compõe a comissão de negociação indicar o membro responsável por ela e enviar para o e-mail na comissão de negociação.
Adriano- UNESP Araraquara: Ocupação da diretoria com reintegração de posse já aprovada; são 38 expulsos da moradia estudantil; faculdade da prioridade para intercambistas expulsando alunos com alegações arbitrárias; continuam com paralisações e trancaços.
VOTAÇÃO: Proposta de não ter falas (ganhou) X Proposta 2 de ter falas
91 votos X 75 votos
Questão de ordem: Adriano lê carta que escreveu em repúdio a agressão que sofreu agressão de militante do PSTU no ato contra a copa do dia 12/06; pede que a assembleia solte uma nota de repúdio a agressões como método do ME.
Questão de ordem: Arieli pediu direito de resposta em tempo equivalente a que Adriano teve para ler a carta.
Existe uma outra proposta que defende não fazer esta nota, mas que entremos em uma discussão completa sobre o conteúdo da carta, que trata do ato em conjunto, não só sobre a agressão.
VOTAÇÃO: Proposta de assembleia soltar posição sobre repúdio X Fazer discussão e balanço sobre o 12J(não especificamente sobre a agressão) (EMPATE)
92 votos X 92 votos
9 Abstenções
OBSERVAÇÕES: Durante a contagem quiseram recomeçar com a alegação de que existiam alunos que não eram da USP no plenário e que votação não era legítima; companheira do NCN defendeu que alunos do NCN tem direito a voto, e acha um absurdo que eles vão votem por não terem passado no vestibular. A pessoa que trouxe esse ponto de início diz que podem votar alunos da USP e do NCN.
Essa discussão começou no meio da votação. Quando ela acaba com empate a mesa não entra em consenso em como seguir (se haverá revotação, etc)
Questão de ordem: Arieli diz que não reconhece o fórum como espaço deliberativo devido ao quórum, repudia que a votação se mantenha ou aconteça novamente e anuncia a retirada dos membros do DCE do plenário (inclusive o membro que compunha a mesa)
A mesa que se mantém decide que a assembleia se mantenha com caráter indicativo e discussão de calendário em respeito as/aos companheiras/ros da EACH e do NCN que estão no local.
VOTAÇÃO: Proposta de não levar indicativo de discussão sobre agressão para próxima assembleia X proposta de levar indicativo de discussão sobre agressão e balanço do ato 12J para a próxima assembleia (contraste)
Calendário:
Quinta-feira (19/06) Incorporação no ato do MPL sobre tarifa zero na praça dos ciclistas às 15h
Segunda-feira (23/06) Incorporação no ato Não vai ter copa na praça dos ciclistas às 15h; panfletagem em cursinhos populares sobre ato de cotas do dia 24; Comande de Greve de Estudantes da USP às 18h no vão da hist/geo
Terça-feira (24/06) Ato na ALESP às 14h; Ato por cotas às 17h no MASP
Quarta-feira (25/06) assembleia geral às 18h
Segunda-feira (30/06) ato pela descontaminação da EACH no MASP às 14h.