Ato pela garantia do oferecimento da disciplina de Educação e Cultura Afro e Ameríndia na FE-USP

QUANDO? 05.12.13 (qui) as 8h30 (sim, de manhã!)

ONDE? na Faculdade de Educação – USP

Contrariando as leis federais de 2003 e 2008 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e indígena, a Faculdade de Educação da USP tem postergado a implementação da disciplina que garantiria o oferecimento desse conteúdo aos estudantes de graduação do curso de pedagogia.

Em maio de 2013 uma resolução da Comissão de Graduação (CG) previa tal cumprimento para o primeiro semestre de 2014, porém, tal disciplina não consta, nem no rol de optativa eletiva, na grade do primeiro semestre de 2014.

Frente a isso, os estudantes da Faculdade de Educação, em Reunião Ordinária do Centro Acadêmico deliberaram por rodar um abaixo-assinado (abaixo) e organizar um ATO no dia e horário da próxima reunião da Comissão de Graduação para exigir o oferecimento dessa disciplina no início do ano letivo de 2014!

Chamamos a todxs, estudantes, professores, trabalhadorxs, sociedade civil, parlamentares, entidades estudantis, movimentos sociais e sindicais, a comporem esse ato, que terá concentração em frente ao Bloco A da Faculdade de Educação da USP, às 8:30 da quinta-feira (05/12).

ABAIXO-ASSINADO PELO OFERECIMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO E CULTURA AFRO E AMERÍNDIA

Considerando as leis federais 10.639/03 e 11.645/08 que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e indígena, os/as estudantes, professores/as e funcionários/as técnico-administrativos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo solicitam o cumprimento imediato da resolução da 261º reunião da Comissão de Graduação realizada em 02/05/2013.

Ressaltamos o acúmulo construído desde 2010 em diversas instâncias e colegiados deliberativos da unidade que girava em torno da criação da disciplina optativa eletiva a ser oferecida no percurso formativo de Educação e Cultura.

Reiteramos, ainda, debates anteriores nessa e em outras unidades da USP além de diferentes espaços da sociedade civil. Tendo em vista o atual contexto histórico torna-se evidente a necessidade de incluir no processo de formação básica e superior a trajetória de valores e costumes diretamente ligados a constituição de diferentes grupos sociais brasileiros, notadamente dos povos indígenas e africanos.

Consideramos que os futuros professores da educação básica necessitam de formação adequada para que possam ministrar o conteúdo disposto nas leis supracitadas, algo que infelizmente a FEUSP vem se negando a fazer sistematicamente desde a implantação da lei em 2003, ou seja, há 10 anos.
Finalmente, solicitamos o cumprimento imediato do dispositivo legal no que concerne ao oferecimento regular desses conteúdos a partir do primeiro semestre de 2014, conforme deliberação já citada que previa sua garantia a esse tempo.

Link pro evento no fachobook: https://www.facebook.com/events/468369333280368/?source=1

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.