Mães de Maio e FdE

Segue abaixo, o ótimo posicionamento das Mães de Maio sobre o grupo “pós-capitalista” conhecido por Fora do Eixo.Mais informações sobre este coletivo tão, tão Fora da Realidade: http://dossiefde.wordpress.com/

MUITA GENTE TEM NOS PERGUNTADO SOBRE O “FORA DO EIXO”

Nosso movimento não tem como foco esta polêmica (temos a busca por Amarildos, Ricardos e Justiças como prioridade todos os dias), nem vamos entrar em qualquer onda de denuncismo, de crítica ética-moral ou fulanização da história. Reduzir qualquer crítica social mais profunda, da exploração capitalista e suas lógicas renovadas de lucro, ao tema da “corrupção” é sempre mais interessante para o próprio sistema capitalista – corrupto e corruptor na sua estrutura histórica – do que para os reais interesses de nós trabalha-dores. Temos visto muito essa manobra midiática nas ruas atualmente…

Enquanto movimento social autônomo, achamos que as experiências populares não podem ser capturadas de maneira nenhuma por empresas, ONGs, mídias comerciais, políticos ou outros intermediários de nossa cultura de resistência. Ninguém fala, muito menos capitaliza, em nosso nome! Isso vale para o campo da cultura e comunicação, onde acreditamos que os coletivos de artistas e comunicadores populares devem cada vez mais empoderarem-se e serem fortalecidos diretamente – sem intermediários. Isso vale também para as iniciativas sociais que lutam diretamente contra o genocídio da população preta, pobre e periférica, que sempre foi e continuará sendo nosso foco prioritário, e cuja luta não está à venda.

Continue lendo