Pedido de contribuição a uma funcionária* da limpeza do prédio de Letras da FFLCH- USP
Os incêndios em favelas tem se multiplicado vertiginosamente nos últimos tempos na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, as obras de intervenção urbana têm mudado o cotidiano da cidade inteira, e os que mais sofrem com tal situação, naturalmente, são @s mais pobres e @s negr@s, que se veem realocados de lá pra cá como se fossem peças de um jogo, que podem ser movimentados ou eliminados de acordo com as estratégias traçadas por agentes externos, no caso o Capital e seus tentáculos do setor imobiliário.
Na semana passada, uma funcionária terceirizada do setor de limpeza do prédio de letras da FFLCH e moradora do JD. João XXIII ao voltar para casa encontrou seu barraco queimado, junto a todos os seus pertences, deixando-a, junto aos seus quatro filhos, sem nada além das roupas que vestiam. Dada esta situação, @s funcionári@s da limpeza do prédio de letras organizaram uma campanha de arrecadação tendo em vista ajudar sua companheira de trabalho. As doações estão sendo recebidas pela Cida, copeira do prédio de Letras, que pode ser encontrada até as 15 horas na copa deste mesmo prédio.
Roupas, móveis, eletrodomésticos e algum dinheiro para a reconstrução da moradia perdida são muito bem vindos, tendo em vista amenizar esta situação que é a mais pura expressão de um conflito de classe onde aqueles que se acham os detentores do Espaço podem modificá-lo de acordo com suas vontades, deixando milhares à margem da cidade e de toda a sociedade. Conflito este que se expressa também dentro da universidade, onde negr@s e pobres só são abundantes nos serviços de limpeza e segurança, deixando de ocupar espaços em nossas salas de aula e sem direito nenhuma voz na universidade que é paga e mantida limpa e segura por seu trabalho.
***Contribua e divulgue, tendo em vista apoiar nossa companheira!***
***Que a solidariedade deixe de ser somente um adorno para os textos e tome nossas vidas na prática***
SALUD!