Um território livre onde as pessoas se encontram semanalmente seja para ler as novidades em revistas, jornais e fanzines, seja para consultar um livro, seja para curtir um filminho e na sequência realizar um debate sobre questões como feminismo, juventude, vegetarianismo, capitalismo, movimentos sociais etc… Quem é do interior sabe como é raro encontrar espaços assim, e como esses trazem novas possibilidades e horizontes.
Em Itu-SP, há cerca de 5 anos havia um espaço assim. À principio, Biblioteca Comunitária Prof Waldir de Souza Lima. Mais tarde, Cineclube Brad Will, lan house livre, com noites do vinil, sarais, debates, encontros de discussão feminista.
Infelizmente, a casa sede da Biblioteca foi vendida, e a galera da cidade lançou uma campanha pra arrecadar grana, materiais de construção e trabalho voluntário para reformar um espaço novo (cedido por uma Associação de Bairro).
Segue a “Carta Aberta ao Povo de Itu”, escrita pelxs voluntárixs do local, junto com um video chamada produzido pelxs mesmxs.
“A Biblioteca Comunitária de Itu pode acabar. Mas não deveria.
Somos a realização de um sonho em uma cidade com poucas alternativas de cultura, manifestação artística e educação não formal. Somos uma iniciativa popular construída com a ajuda de toda comunidade, gerida e organizada por uma rede de voluntárias/os desde 2008.
Uma grande campanha de doação de livros construiu todo o nosso acervo, hoje com mais de 15 mil itens, desencadeando uma rede de outras iniciativas em Porto Feliz, Salto e a do bairro São Judas também em Itu.
Nós somos um espaço de cultura e debate (eleitos pelo Ministério da Cultura como ponto de Leitura) até então não visto na cidade, com realização de sarais, exibições do cineclube, oficinas de grafite, fanzine, várias festas culturais, com ampla participação de jovens, famílias, estudantes e turistas. Hoje, temos mais de 600 usuários cadastrados em nosso sistema, além dos assíduos frequentadores.
Infelizmente, nossa casa sede foi vendida. Nossos livros, fanzines, dvds, jornais, estão todos sendo encaixotados, para serem levados à um local que ainda precisa ser construído e, assim, possa abrigar tudo que já construímos até hoje.
Queremos continuar a ser um espaço alternativo para a população da cidade. Queremos que a falta de dinheiro e local não seja um empecilho ao nosso funcionamento, pois o mais importante já temos: braços e sonhos. Dessa forma, pedimos à todos/as que contribuam doando tempo, materiais de construção ou dinheiro para que possamos reformar a nossa futura sede.
Diante de 5 anos de existência – e resistência – temos a certeza de que não queremos parar. Nossa vontade é compartilhar as experiências e alegrias que sempre transbordaram da Biblioteca. Precisamos de um espaço para que continuemos construindo, através da leitura, arte, cultura, ‘um mundo onde caibam vários mundos’, incluindo o seu. Vamos construí-lo juntas/os?”
Video Chamada
https://www.youtube.com/watch?v=C7Gy-rdRd8o
CONTATOS:
facebook.com/biblioteca.comunitaria.itu
ajude@comunateca.com.br