Panfleto de Calourada – 2015

 

E se… você não tivesse conseguido passar no vestibular?
E se… você não conseguir pagar o aluguel em São Paulo?
E se… você não conseguir mais escolher entre estudar ou trabalhar e tiver que abandonar o curso?
Mas e se você decidir se mobilizar para garantir que nada disso precise acontecer?

Sabe o CRUSP? Aqueles prédios que ficam no campus Butantã e que hoje são moradia estudantil garantindo com que estudantes de baixa rendam consigam fazer sua graduação e pós? Ele não foi um presente. Não veio como fruto da boa vontade da Reitoria. Na década de 1960 o CRUSP torna-se moradia estudantil graças à uma ocupação organizada por estudantes.
E para lembrarmos de datas mais recentes foi a greve estudantil de 2002 que garantiu a contratação de mais professor_s diminuindo a superlotação das salas de aula, foi a greve de 2007 que barrou os decretos do governador José Serra para privatizar a USP, e os anos seguintes foram de muita mobilização. Ano passado entrou para a história de combatividade quando uma greve de 4 meses garantiu o reajuste salarial para trabalhador_s da USP.

Vocês, calour_s, irão ouvir muito nos próximos dias sobre a difícil crise que a USP está mergulhada. Escutem todas as pessoas que dizem que este ano sofreremos duros ataques. Mas não se esqueçam: Saber é só um primeiro passo. É preciso ir além! É preciso se organizar para pensar junto como responder a tudo isso! Luta não se faz sozinh_ em um quadrado separado. Luta se faz com solidariedade e companheirismo, se faz com organização e comprometimento, se faz com a vontade de quem ousa lutar e se atreve a vencer!

Entrar para USP pode ser visto por dois lados: De um, você entra, ocupa uma vaga, faz o seu curso, se forma e vai ganhar o seu próprio dinheiro. De outro você entra, não esquece de todas as pessoas que ficaram de fora por culpa do vestibular, não esquece que a culpa não é sua se a Universidade foi pensada e se organiza para que só s filhs da elite paulistana consigam se formar, e percebe que há muito mais para aprender do que ficar só sentado na sala de aula. É uma escolha. Escolher seguir a tradição elitista da Universidade de São Paulo, ou escolher seguir a história de luta e resistência do movimento estudantil e de trabalhadores da USP. Na prática isso é uma pergunta: De que lado você está?

Se preparem! Está dada a largada! Vai vir pra pista, ou vai ficar só olhando?

Lutar por cotas e permanência estudantil!
Contra a repressão!
Defender os espaços estudantis!

Avante e à luta!

Saudações libertárias,
Rizoma | Tendência Estudantil Libertária

Acesse o blog: rizoma.milharal.org

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.